quinta-feira, 20 de maio de 2010

Rio Grande do Norte instala Comitês de Mobilização

O Comitê de Mobilização Social pela Educação que atuará na região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte (RN), agendou, para o dia 10 de maio, sua primeira reunião para planejamento das ações de sensibilização das famílias para a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Além deste, outros quatro Comitês foram formados no estado, nestes dias 12 e 13 de abril, durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, realizada no hotel Imirá Plaza.
Coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), em conjunto com parceiros locais, a Oficina reuniu cerca de 50 mobilizadores, entre pais, representantes da Secretaria de Estado da Educação, de conselhos tutelares de vários municípios, de conselhos escolares, do Comitê Estadual de Educação e Direitos Humanos e do Centro de Direitos Humanos e Memória Pública.
O Comitê que atuará na região metropolitana da capital potiguar deverá direcionar sua Mobilização, além de Natal, aos municípios de São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Parnamirim. Outro Comitê deverá atuar em Bom Jesus e Riachuelo.
Currais Novos, Senador Elói de Souza e Rodolfo Fernandes são os municípios a serem envolvidos nas ações do terceiro Comitê de Mobilização. O quarto Comitê atuará em Mossoró e Upanema.
Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação
A abertura da Oficina de Formação de Mobilizadores realizada em Natal contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Otávio Augusto de Araújo Tavares, do representante do Comitê Estadual de Educação e Direitos Humanos, Roberto de Oliveira Monte, além da assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart e do consultor Sérgio Maia.
Durante a Oficina, os mobilizadores receberam informações sobre os programas e ações do governo que têm como objetivo melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas do País, além de orientações para a realização do trabalho de Mobilização e envolvimento das famílias no cotidiano escolar dos alunos, para a melhoria do aproveitamento do ensino.
Ao final da programação da Oficina, os participantes foram orientados, ainda, na realização do planejamento das atividades que deverão desenvolver no estado, com o objetivo de contribuir com a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Nenhum comentário:

Postar um comentário